Páginas


quarta-feira, 5 de maio de 2010

COMO CITAR O NOME DO AUTOR E DA POESIA


O nome do autor da poesia, jamais deverá ser esquecido, a não ser que a poesia seja de sua autoria. Nesse caso basta dizer “de minha autoria” e o nome da poesia.



Ao iniciar a declamação diga primeiro o nome do autor, e em seguida o tema da poesia, pausadamente, logo quando o fundo musical começar. Por exemplo:


“De Myrtes Mathias” Reencontro.

Quando o conheci era jovem demais para saber amar.....



Primeiro cite o nome do autor, depois o tema , e inicie a recitação da poesia.



Algumas poesias podem ser adaptadas, como por exemplo, os gêneros das palavras, do feminino para o masculino, e vice-versa, assim:



No texto original consta:



Eu estando fragilizada......( Aqui está claro que o texto é de autoria de uma poetisa)



Se você for um declamador, é claro que irá declamar fragilizado.



Esses tipos de adaptação não necessitam serem citadas no início da poesia, apenas as mais relevantes, as quais me reportarei em outro artigo em breve.



Deus abençoe os declamadores e poetas evangélicos.

2 comentários:

  1. desejo fazer um recital de poesia de myrtes mathias,mas já pesquisei e não achei orientação. pode me ajudar?
    raimundinhaviana@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho 35 anos e declamo desde criança na igreja, trabalho, escola, rua, onde for preciso. Geralmente digo o nome do autor e o nome da poesia no final, acho que dá um efeito muito bom. Há vezes que o faço no início, mas quando vejo q seria melhor. O importante, creio, é não deixar de dizer. A não ser que eu tenha a poesia, mas não tenha o nome do autor. Acontece...
    Andréa Portes

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br